quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Arcebispo propõe novo termo para definir a atração homossexual por adolescentes

arcebispoUm funcionário do Vaticano disse que os escândalos envolvendo abusos de crianças, por membros da Igreja Católica, foram causados por homens gays e adolescentes, não se tratando de pedofilia.

O arcebispo Silvano Tomasi, observador permanente do Vaticano na ONU, leu um comunicado, após uma reunião do conselho de direitos humanos da ONU, em Genebra.

Ele disse: "De todos os padres envolvidos nos abusos, 80 a 90 por cento pertencem a esta minoria orientação sexual que se envolve sexualmente com garotos adolescentes com idades entre 11 e 17."

Tomasi acrescentou que seria "mais correto" utilizar o termo efebofilia, uma atração homossexual por adolescentes do sexo masculino, do que pedofilia.

A declaração também atacou as outras religiões. Tomasi diz que a maioria das igrejas na Europa, envolvidas em escândalos de abuso eram protestantes, e acrescenta que o problema também era comum em comunidades judaicas.

"Como a Igreja Católica tem sido ocupado limpar sua própria casa, seria bom se outras instituições e autoridades, onde a maior parte dos abusos são relatados, poderia fazer o mesmo e informar a mídia sobre isso."

Ele acrescentou que uma pesquisa mostrou que apenas 1,5 a cinco por cento do clero católico eram suspeitos em casos de abuso sexual infantil.

Representantes da defesa dos direitos das crianças dizem que: "Os muitos milhares de vítimas de abuso merecem uma explicação do Vaticano, algo que ele não se dispôs a fazer, até o momento. Devemos nos unir para pressionar o Vaticano a abrir os seus arquivos, modificar os seus procedimentos em todo o mundo, e informar abusadores suspeitos às autoridades civis."

Em maio, um assessor do arcebispo de Cardiff afirmou que os gays são os principais responsáveis da pedofilia na Igreja Católica.

O pai de John Owen, o oficial de comunicações da Arquidiocese de Cardiff, disse à BBC que "a maioria dos crimes são cometidos por homossexuais". Ele afirma que meninos adolescentes representam a maioria dos casos de abuso no Reino Unido, e diz: "Agora o que dizer? Agora isto é um fato".

Seus comentários foram feitos vários dias depois do lançamento de um relatório, que revelou que o abuso sexual foi generalizado na Irlanda Católica, em escolas industriais e orfanatos, o relatório foi elaborado através de depoimentos de ex-alunos, internos e funcionários.

fonte: Cena G

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...