quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Diretor diz que homofobia impede que filme gay seja distribuído na Espanha

imagem do filme O filme "Ander", escrito e dirigido por Roberto Castón, está enfrentando dificuldades para conseguir ser distribuído na Espanha.

Segundo o jornal Público.es, o filme deve estrear em breve na França, Alemanha, Holanda, Israel e Taiwan, mas na Espanha "ninguém se atreveu a distribui-lo até o momento".

À publicação, o cineasta Roberto Castón disse acreditar que o problema é homofobia. "Pensamos que tudo seria mais fácil depois de Berlim [o filme foi premiado no Festival de Berlim] e que na Espanha, como sempre aconteceu, as distribuidoras nos procurariam", disse Castón. "Eles se escondem na crise, alegam que as pessoas não vão ao cinema, e não há quem gostaria de ver esse filme", acrescentou. "Mas o problema é a temática que, neste país, defensor dos direitos dos gays, tudo que não seja uma comédia onde uma bicha não faça graça, não funciona ou é assim que os distribuidores pensam", concluiu.

Em "Ander", um caseiro quarentão (Joxean Bengoetxea) leva uma vida rotineira e estável. Ele mora com a mãe e a irmã numa área remota do País Basco, e passa seus dias entre o emprego numa fábrica de bicicletas e o trabalho no campo. Quando quebra a perna em um acidente, decide contratar José (Christian Esquivel), um imigrante peruano, para ajudar no serviço. Em pouco tempo, os dois homens transformam-se em grandes amigos, e Ander descobre sentimentos que até então desconhecia. Ele vê seu relacionamento com amigos e parentes ser alterado, e precisa decidir se deseja realmente incluir José em sua vida.

"Ander" foi exibido no Festival do Rio e também integra a 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Para informações sobre dias e horários de exibição, clique aqui.

fonte: A Capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...