terça-feira, 21 de maio de 2013

Minas Gerais: Belo Horizonte mira no fundamentalismo religioso em sua Parada Gay

Parada Gay Belo HorizonteA cidade de Belo Horizonte marcou para o dia 14 de julho sua XVI Parada do Orgulho LGBT, abrindo a programação da IX Semana BH Sem Homofobia, que será realizada entre os dias 15 e 20 de julho. O tema deste ano será “Estado Laico: sua religião não é nossa lei!”, chamando atenção para o fundamentalismo religioso cristão que toma conta da política brasileira.

A concentração para a caminhada começa às 11h, na Praça da Estação, centro da capital mineira, percorrendo a Rua da Bahia, Avenida Afonso Pena até a Rua Professor Morais. A Parada é organizada pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS-MG), que neste ano mudou a tradicional data, será uma semana mais cedo.

A Parada de BH era realizada sempre no terceiro domingo de julho, mas foi adiantada porque “durante os encaminhamentos burocráticos, fomos informados de que haverá um evento na Praça da Estação no dia 21 de julho”, explica Raphael Vieira, do CELLOS-MG.

“O nosso coletivo ponderou sobre os prós e contras da alteração da data e percebemos que, ao inovar neste ano, transformando a Parada num grande evento anterior à IX Semana BH Sem Homofobia, poderíamos potencializar a divulgação e o impacto social e político dessa semana de atividades e reforçar o aspecto engajado da Parada de BH, que é considerada uma das mais politizadas do país”, explica.

Semana
A IX Semana BH Sem Homofobia terá em sua programação mostra de filmes, seminários, cerimônia de premiação aos apoiadores da causa LGBT e festas. A semana, que nesta edição ocorre após a Parada, conta com a parceria de vários órgãos do poder público local, sindicatos, Conselho Regional de Psicologia, Conselho Regional de Serviço Social, universidades e entidades que atuam na defesa dos Diretos Humanos e LGBT.

Os eventos da Semana culminarão com a já tradicional Cerimônia de Entrega do Prêmio de Direitos Humanos e Cidadania LGBT de Belo Horizonte, onde o CELLOS-MG, em conjunto com diversas entidades, pretende lançar um manifesto em defesa do Estado Laico. Mais informações no www.cellos-mg.blogspot.com.

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...