segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Estados Unidos: Declarações de Romney contra casais gays vão parar no YouTube

Republicano teria dificultado registro de filhos de homossexuais quando era governador

A poucos dias das eleições americanas, um outro vídeo causa constrangimentos à campanha do candidato republicano, Mitt Romney. Desta vez, o jornalista do “The Boston Globe” Murray Waas publicou no Youtube uma gravação de 2005 em que Romney se diz contrário à ideia de que casais homossexuais tenham filhos. O vídeo complementa uma reportagem publicada pelo jornalista na última quinta-feira. No texto, Waas acusa Romney de ter impedido a reformulação das certidões de nascimento do estado de Massachusetts e até mesmo negado o registro dos nomes dos pais nas certidões de filhos de casais homossexuais quando era governador.

- Hoje, pessoas do mesmo sexo estão se casando, de acordo com a lei, em Massachusetts. Alguns gays estão até mesmo tendo filhos. Nos foi solicitada a remoção das palavras “mãe” e “pai” para a inclusão de “genitor A” e “genitor B”. Isto não está certo no papel. Isto não está nada certo. Toda criança tem o direito de ter uma mãe e um pai - afirmou Romney em uma reunião com eleitores na Carolina do Sul, em 2005.

Waas garante ter tido acesso a documentos em que o então governador de Massachusetts, Mitt Romney, se negava a autorizar a mudança pedida pelo escritório de Registro de Dados Vitais e Estatísticas para a inclusão dos nomes de ambos os pais no registro dos filhos de casais homossexuais. O governador teria determinado que as certidões de nascimento continuariam a ter as palavras “pai” e “mãe”, e os funcionários dos hospitais só poderiam alterá-las após a avaliação de advogados do governo. A alteração viria em forma de uma rasura, com caneta, e a inclusão, em letra de mão, da expressão “segundo genitor”.

O jornalista afirma ainda que muitos bebês tiveram o seu prazo de registro expirado devido à demora com que essas decisões eram tomadas, e uma criança teve o registro do nome de seus pais negado por eles não serem casados oficialmente. A prática teria ocorrido durante todo o mandato de Romney, entre 2003 e 2007, e teria ignorado o alerta de um advogado do Departamento de Saúde Pública, que acusou o governo de colocar os filhos de casais gays sob um sistema injusto. A rasura de certidões de nascimento poderia causar transtornos para as crianças no futuro, como ao se matricular em uma escola ou ao emitir documentos.

A campanha de Romney e o governo de Massachusetts não quiseram comentar o caso. A reformulação das certidões de nascimento em Massachusetts só aconteceu no governo seguinte, do democrata Deval Patrick. O casamento gay é um dos pontos de discordância entre Romney e Obama. O republicano é radicalmente contra, enquanto o democrata é a favor.

Um outro vídeo já causou constrangimento ao candidato. Numa reunião com financiadores de campanha, Romney diz não se importar com 47% mais pobres da população.

fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...