segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Rondônia: 10ª Parada Gay leva milhares de pessoas às ruas de Porto Velho

Organização do evento estima que 100 mil pessoas tenham participado. "Preconceito e exclusão, fora de cogitação" foi o tema desta edição.

Parada Gay Porto Velho 2012 01Na tarde de domingo (16), milhares de pessoas saíram às ruas para acompanhar a Parada do Orgulho Gay de Porto Velho, que em sua 10ª edição, trouxe o tema "Preconceito e exclusão, fora de cogitação". A passeata seguiu por avenidas do centro da cidade até o histórico prédio do relógio, onde artistas se apresentaram, encerrando o evento.

Realizado anualmente, o evento tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a luta pelos direitos das lésbicas, gays, bissexuais e transgeneros. De acordo com a presidente do Grupo Gay de Rondônia (GGR), Niedina Gontijo, o estado é o terceiro no ranking nacional do número de assassinato de gays. “A Parada não é só festa, nós queremos chamar a atenção da sociedade para a nossa luta contra o preconceito e violência contra os gays”, diz. Desde o mês de agosto, palestras e atividades culturais são realizadas em diversas escolas da capital como parte da programação da festa.

Desde as 14h, o público já se concentrava na Praça das Caixas D’água, ponto de partida do trajeto, que percorreu as avenidas Carlos Gomes, Joaquim Nabuco e Sete de Setembro, acompanhado de dois trios elétricos com muita música, animação e colorido.

Para fazer a segurança dos participantes, 100 homens foram contratados pela organização, contando ainda com o apoio da Polícia Mílitar.

Apoiadora da causa, a professora Camila Santos diz que sempre participa da Parada e neste ano trouxe com ela o sobrinho de oito anos. “Acredito que desde cedo as crianças devem entender e aprender a respeitar a diversidade”, diz Camila.

Ainda de acordo com a professora, nos últimos anos o evento tem perdido a essência do movimento social, se transformando em uma festa sem objetivo. “O que não podemos é perder o foco”, finaliza.

Figura já conhecida da festa é o promotor de eventos Donny Sousa, que chama a atenção pela fantasia caprichada, confeccionada por ele mesmo. “Eu sou o cowboy da parada. Todo ano me visto assim”, conta Sousa, completando que a fantasia é a mesma, mas o modelo é diferente a cada ano. "Tem gente que diz gastar R$ 6 mil em uma fantasia, mas é mentira. Faço em um dia e sai tudo baratinho", finaliza o promotor de eventos.

Morando em Porto Velho há três anos, o administrador de empresas mineiro do dia-a-dia dá lugar à drag queen Moema Ferrari, que participa da parada pela segunda vez. “A festa merece uma produção especial”, conta.

Parada Gay Porto Velho 2012 02Há quem aproveitou a festa para ganhar um dinheiro extra. É o caso da vendedora Vânia da Silva, que montou uma barraca para a venda de bebidas. “A gente faz uma graninha boa, ajuda a complementar o orçamento”, diz.

O evento contou ainda com a participação da Miss Parada Gay 2012, Evelyn Andrade e a madrinha da festa, Diana Cox. Ao final da passeata, o grupo de pagode Puro Samba, as cantoras Patricia Cavalleiros e Myrla Pinheiro se apresentaram em um palco montado em frente ao prédio do relógio, no cruzamento das avenidas Sete de Setembro e Farquar, na capital, marcando o encerramento da Parada Gay. A coordenação geral da festa estima que pelo menos 100 mil pessoas tenham participado do 10ª edição do movimento.

fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...