segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Minas Gerais: Parada do Orgulho LGBT reúne milhares de pessoas em Uberlândia

Concentração do evento lotou a Praça Clarimundo Carneiro. Além de festa, houve momentos de conscientização.

Parada Gay Uberlândia 2012A 11ª edição da Passeata do Orgulho Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Transgêneros (LGBT) foi realizada neste domingo (16), em Uberlândia. O tema deste ano foi "Homofobia tem cura: educação e criminalização". A concentração do evento lotou a Praça Clarimundo Carneiro e milhares de pessoas participaram do encontro que, além de festejar, promoveu a conscientização.

A mobilizadora social Alexia Dias contou que o trabalho e o movimento buscam meios de acabar com o preconceito. "O nosso trabalho é levar informações para a população e mostrar que somos todos iguais. É importante ressaltar que a imprensa tem um papel muito importante para divulgar o nosso movimento", disse.

A Miss Beleza Gay, Amanda Vidal, contou que já foi vítima de preconceito por causa da opção sexual, mas que deu a volta por cima com a ajuda da família. "Esse movimento é para que as pessoas vejam que o gay não é aquele 'bicho papão', afinal o gay está em toda sociedade e desenvolvendo diversos trabalhos. É sempre difícil você se assumir para família, mas hoje em dia eu venci vários obstáculos e minha família me apoia", contou.

Santora Ferraço, que é travesti e amiga de Amanda, contou que também passou por cima das dificuldades. "Tem 12 anos que eu trabalho na área de evento como de drag queen e graças à Deus eu superei isso", comentou.

O estudante Gabriel Adolfo esteve no evento com a namorada e, segundo ele, é importante casais heterossexuais participarem para mostrar que não há preconceito. "Não temos preconceito e Uberlândia é uma cidade que está crescendo então acho errado que as pessoas ainda tenham esse tipo de pensamento. Acho normal e cada um tem que ser feliz do jeito que é", disse.

A estudante Patrícia Porto levou os dois filhos pequenos e ressaltou a necessidade de ensinar desde cedo o respeito ao próximo. "É importante que a criança desde cedo se acostume porque todos nós somos iguais independente da nossa opção sexual", ponderou.

O aposentado Rubens Alluvey também foi conferir o evento e disse admirar a alegria e animação que viu na comemoração. "Nós resolvemos vir a para gay porque é uma coisa muito alegre e espontânea. Não tem maldade e você vê que no meio desse pessoal não tem violência", concluiu.

fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...