segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Amazonas: Mais de 100 mil participam da 12ª Parada do Orgulho Gay

Tema é 'Homofobia tem solução: Educação e Criminalização'. Cerca de 150 policiais militares fizeram a segurança dos participantes.

Parada Gay Manaus 2012 01Mais de cem mil de pessoas participaram da 12ª Parada do Orgulho Gay do Amazonas, na noite deste domingo (16). O evento começou por volta das 16h na Avenida do Samba, entre a Avenida Pedro Teixeira e Rua Loris Cordovil, bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste de Manaus. Com o lema “Homofobia tem cura: educação ou criminalização'', milhares de representantes do movimento Lésbicas, Gays, Bésbicas, Travestis  e simpatizantes se reuniram no local.

A festa conta com desfiles de trios elétricos, bandas musicais, shows de drag queens, gogo boys, DJs e tendas eletrônicas. Segundo a comissão organizadora do evento, o movimento é uma manifestação da liberdade de escolha sexual e pela criminalização da homofobia. "O movimento homossexual no Estado é forte e goza de certa liberdade. Antes, não se via um evento grande como esse em Manaus", afirmou a presidente da Associação Amazonense de Gays, Lésbicas e Travestis (AAGLT), Bruna La Close.

Homossexuais e simpatizantes
Entre os participantes e no meio da multidão, o autônomo Luiz Carlos Sampaio, se divertia ao lado do namorado. “Estamos juntos há dois anos e queremos que nossos direitos sejam respeitados. Queremos nos casar, mas infelizmente Manaus ainda não está preparada para ser cenário de uma igualdade dessas”, disse.

Na posição de expectador, o empresário Ronaldo Serrão trouxe a esposa e as duas filhas para participar da festa. “Antes era na Ponta Negra e essa é a segunda vez que venho à parada gay. Estou achando ótimo o momento e trouxe as crianças para irem aprendendo desde cedo a dizer não ao preconceito”, ressaltou enquanto assistia um dos trio elétricos passar na Avenida do Samba.

Segurança
Cerca de 150 policiais militares fizeram a segurança dos participantes da parada gay deste ano. Mais de 50 jovens estiveram envolvidos em confusão e brigas durante o evento. De acordo com o capitão da PM Leandro Benevides, muitos infratores foram detidos antes mesmo do fim da noite. “Foram detidos e conduzidos à delegacia muitos infratores por causa de briga, baderna e até briga de marido e mulher”, afirmou o policial.

Trânsito
O policiamento foi dividido na área interna da Avenida do Samba e nas proximidades do Sambódromo com oficiais em motos, veículos e à pé. Já a atuação do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), incluiu 56 agentes de trânsito orientando os veículos que transitavam no local.

fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...