quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Canadá: Transexual masculino amamenta filho e provoca polêmica

Trevor MacDonaldTrevor MacDonald é um transexual de 27 anos que mora no Canadá, na cidade de Winnipeg, e tem provocado polêmica ao ser o primeiro pai a amamentar seu filho. Nascido mulher, ele recorreu a métodos usados por pessoas que passaram pela mastectomia que o permitiram amamentar seu filho, Jacob, de 16 meses, e acendeu a discussão sobre o papel da amamentação.

Trevor fez tratamento hormonal e aos 23 anos se tornou homem. “Eu continuo com os meus órgãos reprodutivos femininos, mas sempre me senti (e ainda me sinto) completamente masculino. Além disso, qualquer pessoa que me visse na rua não pensaria que sou outra coisa senão um homem.”

Mas a atitude de amamentar o filho que teve com seu companheiro (Trevor se diz homossexual) não foi muito bem recebida La Leche League (LLL), uma organização internacional de apoio à amamentação. O pai e o orgão discordaram sobre a definição que cada um tem sobre maternidade.

O principal motivo para Trevor informar-se sobre o assunto é garantir ao seu filho os nutrientes que apenas o leite materno possui. Através de um dispositivo conectado ao mamilo (o SNS), MacDonald conseguiu alimentar Jacob, contando ainda com a doação láctea para incrementar sua própria produção. A experiência ele dividiu no blog www.milkjunkies.net.

Depois de desempenhar os papéis de mãe com seu filho, Trevor esperava se tornar um dos diretores dos grupos de suporte local do LLL, mas ele foi informado de que só poderia ocupar a função se fosse mulher. “A decisão da La Leche League do Canadá é discriminatória”, disse a PhD em paternidade e blogueira, Annie Urban, ao jornal Toronto Star. “Está na hora da LLL atualizar as suas regras e reconhecer que amamentação não é exclusividade materna, necessariamente.”

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...