quarta-feira, 25 de julho de 2012

Reino Unido: Escócia apresenta projeto de lei para legalizar casamento gay

A Escócia pode ser o primeiro país do Reino Unido a permitir o casamento de casais do mesmo sexo

O casamento gay deve ser legalizado na Escócia até 2013, anunciou nesta quarta-feira (25/07) o governo do país, responsável por elaborar um projeto de lei que estabelece aos casais do mesmo sexo os mesmos direitos de casais heterossexuais. A proposta será publicada ainda neste ano, mas deve ser aprovada pelo Parlamento e pela monarquia britânica. 

A primeira ministra do país, Nicola Sturgeon, está confiante de que a lei será aprovada. Todos os líderes de partidos escoceses apoiam a medida e a coroa britânica já demonstrou sua predisposição a aceitar a mudança. Além disso, grande parte da população do país se mostrou a favor (65%) do casamento gay em uma pesquisa do governo que obteve 77 mil respostas. 

“Nós acreditamos que esta é a coisa certa a fazer em um país que aspira a ser uma sociedade igualitária e tolerante, como é o caso da Escócia”, explicou Sturgeon. A medida encontrou apoio de grupos de direitos humanos e de ativismo LGBT no país e ao redor do mundo, que comemoraram a decisão.

Apesar disso, a proposta encontrou forte resistência entre setores religiosos e conservadores da Escócia. De acordo com o diário britânico The Guardian, a Igreja Católica criou uma campanha online contra o projeto de lei com o apoio de grupos islâmicos e presbíteros. “Nós acreditamos que o tempo irá mostrar que a Igreja está totalmente certa em dizer que relações homossexuais são prejudiciais para qualquer tipo de amor expresso em amizades profundas”, disse o porta-voz da Igreja Católica na Escócia segundo a rede BBC.

Nem todos os grupos religiosos, entretanto, desaprovaram a medida. "Estamos conscientes que as opiniões divergem entre os nossos próprios membros, e que muitas pessoas estão ansiosas e chateadas com a situação atual”, disse o Reverendo Alan Hamilton, organizador do comitê de assuntos legais da Igreja Presbítera da Escócia, à BBC. "Acreditamos que a homofobia é um pecado e reafirmamos nosso forte compromisso pastoral a todas as pessoas da Escócia, independente de sua orientação sexual ou crenças", completou ele.

Por conta destas divergências, o projeto de lei garante a liberdade religiosa das organizações e indivíduos que discordam do casamento de casais do mesmo sexo, excluindo qualquer tipo de punição a estes. Nenhuma instituição religiosa será obrigada a conduzir as cerimonias matrimoniais caso discorde da medida, explicou Sturgeon. Além disso, membros de grupos que decidirem incluir o casamento gay não são obrigados a conduzir os casamentos.

“O casamento gay diz respeito a igualdade e liberdade – liberdade dos casais, de grupos religiosos e humanistas que desejam este tipo de união, mas da mesma forma, liberdade de outros grupos que querem dizer não ao casamento de pessoas do mesmo sexo”, disse Tom French, coordenador da organização Equality Network. 

A medida fará da Escócia o primeiro país do Reino Unido a legalizar o casamento gay. Desde 2005, os países permitem apenas a união civil, que difere até mesmo do casamento civil, de casais do mesmo sexo. Nesta terça-feira (24/07), o primeiro ministro britânico, David Cameron, disse que gostaria de ver o casamento gay legalizado no Reino Unido até 2015.

fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...