sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Itália: Próximo censo fará contagem de casais gays

Os casais gays que vivem juntos na Itália serão registrados pela primeira vez no censo populacional do país, que será realizado em outubro pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat, na sigla em italiano).

O presidente da associação 'Gay.it', Alessio de Giorgi, explicou que a informação específica sobre os casais homossexuais estará em um formulário que o Istat começará a distribuir para as famílias italianas no dia 9 de outubro.

'É uma conquista muito importante. Há dez anos travamos esta batalha, já que no censo anterior, de 2001, era impossível especificar se um casal homossexual convivia junto', explicou De Giorgi.

O último censo de 2001 permitia ao cidadão declarar ser gay ou lésbica. Entretanto, na informação sobre os moradores da casa só era permitido marcar a opção 'outra forma de convivência'.

A 'Gay.it' tinha lançado uma campanha para conseguir assinaturas no pedido de inclusão da possibilidade 'casal homossexual' no formulário da Istat.

Agora a 'Gay.it' e outras associações similares estão promovendo uma campanha para informar os homossexuais sobre a novidade no próximo censo.

'Agora convém aos gays e lésbicas aproveitar este momento importante', acrescentou De Giorgi, já que este será o primeiro censo oficial de casais gays e não existe uma lei que regulamente a união homossexual na Itália.

fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...