sábado, 16 de julho de 2011

São Paulo: Secretaria da Saúde busca 25 voluntários para testagem de vacina anti-HIV

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo está recrutando 25 voluntários para participarem da testagem de uma vacina anti-HIV. No total, serão incluídos 100 voluntários neste estudo, 25 em São Paulo, no Brasil, 25 na Suíça e 50 no Peru, acompanhados por um período inicial de seis meses.

Os critérios são bastante rígidos. O produto vacinal neste momento, também inclui na sua formulação o vírus do resfriado. Nenhum voluntário será exposto ao HIV durante a participação em uma pesquisa, nem as vacinas testadas possuem o vírus, mas as situações do dia-a-dia de cada um não estão sob o controle dos pesquisadores.

Sendo assim, para novos estudos, foram estabelecidos critérios que dão maior segurança aos participantes no caso de um contato acidental com o HIV. Todos os participantes devem ser cincuncidados. Isto dificulta o recrutamento, dado que não temos no Brasil a tradição da circuncisão, nem por motivações religiosas, nem médicas.

Outro critério, válido para homens e mulheres, é não ter anticorpos para o vírus do resfriado, o adenovírus tipo 5. Estimativas indicam, no entanto, que 74% da população brasileira tenham anticorpos contra esse vírus, o que restringe o universo de pessoas que podem participar deste estudo. Podem participar pessoas entre 18 e 50 anos de idade, que morem na cidade de São Paulo ou sua região metropolitana, que tenham boa saúde e que se considerem com baixa vulnerabilidade para a infecção, ou seja, acreditam que têm poucas chances de entrar em contato com o vírus HIV.

Quem se interessar, pode entrar em contato pelos telefones 5087-9915 / 5082-3954, e-mail vacinas@crt.saude.sp.gov.br ou ir pessoalmente à Unidade de Pesquisa de Vacinas Anti-HIV, situada a Rua Santa Cruz, 81, Vila Mariana, próximo à estação Santa Cruz do metrô.

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...