sábado, 16 de julho de 2011

Estados Unidos: Temas como casamento gay e aborto dão tom da pré-campanha republicana à Casa Branca

Temas de alta voltagem - como aborto, direitos dos homossexuais e infidelidades conjugais - vão apimentar a acirrada disputa dentro do Partido Republicano nesta pré-temporada da campanha presidencial de 2012, com oito pré-candidatos se engalfinhando pela escolha do adversário do presidente Barack Obama. As "guerras culturais" entre democratas e republicanos a respeito desses temas já marcaram outras campanhas, como a da reeleição de George W. Bush, em 2004. E tendem a ser um tema ainda mais forte desta vez, com dois pré-candidatos ligados ao movimento ultraconservador Tea Party e outros dois mórmons.

Nada disso apaga o célebre "é a economia, estúpido!", de James Carville, assessor do democrata Bill Clinton na campanha presidencial vitoriosa de 1992. As prioridades dos eleitores americanos hoje são empregos, crescimento econômico e controle do déficit público, segundo Corry Schiermeyer, vice-presidente do Instituto Ibope Zogby. Mas os assuntos morais, conhecidos no jargão da política americana como social issues, têm um enorme poder de mobilizar as bases republicanas.

- Esses assuntos sempre aparecem nas primárias republicanas. Os eleitores republicanos procuram candidatos que sejam pró-vida (antiaborto) e contra o casamento gay. Mas, para a maioria dos eleitores, esses temas não estão no topo da lista de prioridades na eleição geral - disse Corry Schiermeyer.

fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...