terça-feira, 19 de julho de 2011

São Paulo: Datafolha contesta números inflados de participantes da Parada Gay

Datafolha joga números da Parada Gay para baixo: 1,5 milhão é o máximo de gente que cabe no trajeto

O institudo de pesquisas Datafolha investigou os números de participantes dos grandes eventos de São Paulo, em especial a Parada Gay e a Marcaha para Jesus e chegou a consclusão que seus organizadores divulgam números bem inflados e acima da capacidade.

A 15ª Parada Gay, ocorrida no dia 26 de julho, divulgou que 4 milhões de pessoas passaram pelo evento durante suas seis horas. Já a Marcha para Jesus, que aconteceu na quinta-feira anterior da Parada Gay, divulgou números ainda maiores: 5 milhões.

Para o Datafolha, a Marcaha para Jesus reuniu no máximo 1.15 milhão de pessoas, e a Parada Gay não passou de 1,5 milhão.

O Datafolha usa em seu cálculo “a quantidade máxima de pessoas que os três principais espaços a sediar eventos do tipo - avenida Paulista, praça Campo de Bagatelle e vale do Anhangabaú- têm condição de abrigar. Mesmo com estimativas bastante generosas, é possível afirmar: não cabe tudo isso de gente”.
Para o Datafolha, 1,5 milhão de pessoas é a lotação máxima do trecho Paulista-Consolação, caminho que a Parada Gay percorre. Isso se considerar que sete pessoas dividem cada metro quadrado do trecho. Para o Dtalafolha, “se todos os espaços fossem preenchidos tanto na Paulista como na Consolação ao mesmo tempo, de calçada a calçada, 1,5 milhão de pessoas estariam grudadas umas às outras e praticamente imóveis durante a Parada Gay”.

"Esses eventos mobilizam milhares de pessoas em temas de grande apelo político, econômico e ideológico. É claro que existe interesse de quem divulga em inflar os números", explica Alessandro Janoni, diretor de pesquisa do instituto. "Com essa medição, é provável que, nos próximos eventos, eles, sabendo que existe um limite, pensem duas vezes antes de divulgar."

A PM deixou de divulgar os números oficiais da Parada Gay a partir de 2007, sobrando apenas as estimativas dos organizadores do evento. Mas a Folha conseguiu apurar os núemros de 2011. Para a PM, às 16h30, a Parada Gay tinha 1,1 milhão de participantes contados do Masp, ponto de início do desfile, até a rua da Consolação, na altura da praça Roosevelt. O horário é, segundo o capitão Emerson Massera, o auge do evento.

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...