quinta-feira, 28 de julho de 2011

Argentina: Primeiro senador abertamente homossexual toma posse

Osvaldo LópezO senador Osvaldo López, que tinha se casado no ano passado com Javier, seu parceiro de muitos anos, na Terra do Fogo (sul), transformou-se nesta quarta-feira no primeiro integrante do Congresso argentino que admitiu publicamente ser homossexual.

Osvaldo López assumiu sua cadeira de senador em substituição a José Martínez, morto recentemente em um acidente de trânsito.

O legislador teve notoriedade ao se casar em outubro passado com seu secretário e militante social Javier Calisaya, na província de Terra do Fogo.

"Estávamos juntos desde 2005 e nossa dinâmica de convivência não mudou muito desde o casamento", disse nesta quarta-feira em declarações à imprensa, mas completou que com a nova situação se sentem "com maior plenitude e seguros para gozar de todos os nossos direitos".

O senador antecipou que um de seus principais objetivos na câmara é impulsionar a sanção de uma lei de identidade de gênero.

"Cada qual deve ter a possibilidade de escolher a identidade que sente, que vive, com a qual se sente cômodo e leva sua vida adiante", afirmou.

Disse estar consciente de que "o Senado é um âmbito tradicionalmente conservador" e lembrou que houve nessa câmara "discursos bastante agressivos contra a lei de matrimônio igualitário".

A lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovada em julho de 2010 com o apoio do bloco governista do governo federal.

fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...