terça-feira, 17 de maio de 2011

Rio de Janeiro: Militares cariocas não desfilarão fardados durante a Parada Gay

Anuncio foi feito na segunda-feira (16) pelo governador Sergio Cabral

Na segunda-feira (16), o governador do Estado, Sergio Cabral, anunciou que os militares que quisessem poderiam desfilar fardados durante a Parada do Orgulho Gay do Rio de Janeiro. Os policiais e bombeiros estavam autorizados a usar, inclusive, viaturas oficiais durante a parada. Entretanto, o comandante geral da Polícia Militar do Rio, coronel Mario Sergio Duarte, informou que dentro da polícia não é permitido usar farda e armas em eventos que não sejam da corporação.

O governador falou nesta terça-feira (17), durante a inauguração da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) morro de São Carlos, na região central do Rio, que a intenção do anuncio feito durante o lançamento da campanha contra homofobia era apenas ressaltar a tolerância a gays.

- Num mundo civilizado, como nos EUA e em países da Europa, os policiais e outros profissionais participam normalmente das Paradas Gays. É como um grande desfile, onde existem as alas que desfilam uniformizadas. A polícia de San Francisco [Estados Unidos] é menos polícia por que alguns agentes desfilam durante a parada? Eu acho que o Brasil deve quebrar uma serie de paradigmas.

O coronel Duarte disse que essas são as regras da corporação e, ressaltou, que a fala do governador é um apoio a tolerância com os homossexuais. No entanto, o comandante diz que o regulamento da PM não permite os agentes participem de manifestações fardados.

- A PM vai sempre promover a segurança da população em todos os eventos públicos. Por outro lado, a PM não questiona a orientação sexual dos seus integrantes. Mas vamos manter a representação coletiva da virilidade masculina que é marca da PM no imaginário das pessoas.

O governador completou sua fala sobre o assunto, ressaltando que o assunto não deve tomar grandes proporções.

- Se a regra da corporação não permite, não é uma decisão do governador que vai mudar a situação. Isso não é uma discussão para ser levada dessa maneira.

fonte: R7

Um comentário:

  1. Nas manifestações públicas de Brasília, como o Movimento do Passe Livre (MPL), os policiais acompanham toda a trajetória fardados.

    Os milicos de Brasília são phynos. Eles usam a farda mas não colocam a tarjeta para não correrem o risco de serem reconhecidos pelo CARGO, NOME e SOBRENOME.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...