quarta-feira, 30 de março de 2011

Presidente da Câmara envia à Corregedoria pedidos de investigação contra Bolsonaro

O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), encaminhou à Corregedoria da Casa nesta quarta-feira novas representações apresentadas pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), por suas declarações feitas durante o programa "CQC" . Na terça-feira, foram protocolados dois pedidos de investigação pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e pela Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ). O ex-ministro da Seppir, deputado Edson Santos (PT-RJ), também pediu abertura de processo por quebra de decoro parlamentar. Segundo assessorias da Câmara, são quatro representações já feitas. A Procuradoria da Mulher da Câmara também encaminhará outro pedido.

A representação da Seppir, órgão vinculado à Presidência, foi encaminhada pelo seu ouvidor, Carlos Alberto Júnior. Além de juntar notícias públicadas pela imprensa sobre a entrevista de Bolsonaro, o ouvidor da Seppir pe de que "sejam procedidas as consultas de estilo, bem assim envidadas as providências adequadas".

A OAB do Rio de Janeiro pede que a Câmara "instaure procedimento para apuração de quebra de decoro parlamentar, bem como, ao final, respeitado o devido processo legal, sejam aplicadas as sanções que reputar cabíveis à hipótese". O pedido é assinado pelo presidente da OAB no Rio, Wadih Damous.

Já o deputado Edson Santos (PT-RJ) disse que a atitude de Bolsonaro "incorre em flagrante atitude racista". Já havia sido apresentado um pedido por vários parlamentares da Comissão de Direitos Humanos.

Bolsonaro dá 'parabéns' a Marco Maia por enviar pedido de investigação à Corregedoria
Bolsonaro parabenizou o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), por enviar para Corregedoria da Casa pedido para investigação de comportamento sobre suas declarações ao programa CQC, da TV Band. Ao ser indagado sobre o assunto, Bolsonaro respondeu:

- Muito bom, meus parabéns (a Marco Maia)! Podemos esclarecer isso logo.

O deputado voltou a negar que tenha agido de forma racista, ou que seja racista. Disse que houve um problema de edição do programa e que ele apenas não entendeu a pergunta. O parlamentar voltou a fazer críticas contundentes contra homossexuais e disse que vai continuar lutando contra o kit gay (kits que serão distribuídos pelo Ministério da Educação, para orientar alunos das escolas públicas sobre o preconceito contra homossexuais.).

- Estão criando cota para homossexuais. Nossos filhos agora terão que ser gays para ter esse direito? Alguém vai ter orgulho de ter um filho gay?

O deputado disse que não teme ser investigado e que não sairá da Comissão dos Direitos Humanos.

O deputado participou do velório do ex-presidente José Alencar no Palácio do Planalto. Sem saber direito onde se posicionar, chegou a furar a fila de populares no velório, mas depois foi até o local das autoridades cumprimentar familiares e seguiu para a frente do caixão, onde ficou por alguns minutos. Bolsonaro evitou dar declarações sobre a polêmica no Salão Nobre. Limitou-se a dizer que tinha ido prestar homenagem a Alencar por que foi o único ministro da Defesa do governo Lula que fez algo em favor das Forças Armadas, segundo ele, o auxílio invalidez.

fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...