segunda-feira, 21 de março de 2011

Petição on-line contra aplicativo que promete 'cura gay' no iTunes reúne mais de cem mil pessoas

Exodus iTunesMais de cem mil pessoas endossaram a petição on-line que aciona a Apple para remover um aplicativo no iTunes que promete 'curar gays' , baseado em citações religiosas, criado pela Exodus Internacional.

A Exodus, instituição que oferece ajuda a homossexuais que se sentem culpados diante de suas escolhas, lançou no último dia 15 o software para produtos Apple (como iPhones, iPods e iPads) que reúne artigos religiosos e propõe uma espécie de terapia reparadora para quem utiliza o serviço.

Grupos LGBT americanos discordam da aceitação do aplicativo pela Apple que, segundo a empresa, está liberado para crianças acima de quatro anos.

"Nenhum conteúdo censurável? Nós discordamos disso.", diz o texto da petição criada no site Change.org pela comunidade internacional gay.

Os advogados da organização não governamental que protege os direitos dos homossexuais apontam que os textos do aplicativo são intolerantes e usam táticas de intimidação, promovem desinformação e reforçam estereótipos e distorções que prejudicam gays em todo o mundo.

O aplicativo é uma versão portátil do site da Exodus International, com várias funcionalidades e textos sobre casos de ex-gays que se converteram e se curaram após o tratamento com a Exodus.

Em um post no blog da instituição, a organização afirma que pretende ampliar o seu alcance com o aplicativo, principalmente com o público jovem.

Apesar da petição que já reúne mais de cem mil pessoas e recebe novos adeptos a cada minuto e das reclamações postadas na página de download do aplicativo , a Apple não ainda não tomou nenhuma medida sobre a exclusão do aplicativo criado pela Exodus International no iTunes.

Entretanto, a companhia de Steve Jobs reagiu de maneira diferente a uma situação semelhante no ano passado. A Apple fechou o aplicativo anti-gays 'Manhattan Declaration', criado por um grupo cristão, após cerca de cinco mil pessoas assinarem uma petição no mesmo site change.org.

Na época, a Apple informou que o aplicativo foi removido porque violou regras de publicação, como "ser ofensivo para um grande número de pessoas".

fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...