terça-feira, 29 de março de 2011

Mais de 170 parlamentares formalizam a criação da “Frente Parlamentar Mista para a Comunidade LGBT”

Um grupo de 171 deputados e senadores de diversos partidos políticos formalizou nesta terça-feira a criação da "Frente Parlamentar Mista para a Comunidade LGBT", que terá como principal meta conseguir a legalização do casamento gay no Brasil.

A iniciativa é obra da senadora Marta Suplicy e do deputado Jean Wyllys, um dos principais promotores da frente que foi apresentada nesta terça-feira. Jean Wyllys denunciou que nas últimas semanas recebeu ameaças, inclusive de morte, por seu ativismo em favor dos homossexuais.

À apresentação da frente parlamentar participaram dezenas de membros da comunidade LGBT, que exigiram "igualdade perante a lei" e denunciaram todas as formas de discriminação, sejam raciais ou de gênero.

Entre os presentes esteve o espanhol Pedro Zerolo, secretário de Movimentos Sociais e Relações com as ONG do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), que foi convidado por sua participação na promoção de leis em favor da igualdade de direitos.

Zerolo discursou na sessão e encorajou os brasileiros a "seguirem nesse caminho" de busca da igualdade e "tornarem possível o que parece impossível", que é dar "plena, verdadeira e total cidadania" aos homossexuais.

Em declarações à Agência Efe, o dirigente espanhol expressou seu "orgulho" pela forma como os avanços em matéria de direitos e igualdade registrados na Espanha nos últimos anos repercutiram e serviram como modelo para diversos países da América Latina.

"Argentina, México e Uruguai já estão nesse caminho e agora falta o Brasil, que é um país fundamental na América Latina e no mundo", disse Zerolo.

Durante sua estadia no Brasil, Pedro Zerolo se reuniu com a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, que também se mostrou muito interessada "na experiência espanhola no caminho para a igualdade de direitos", explicou o dirigente espanhol.

fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...