quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Estados Unidos: Parlamentares do Havaí aprovam união civil de casais do mesmo sexo

Lei será encaminhada ao governador, que já se mostrou favorável à causa. Estado deve se tornar o 7º dos EUA a aprovar a união entre homossexuais.

Parlamentares do estado norte-americano do Havaí aprovaram nesta quarta-feira (16) a união civil de casais do mesmo sexo. A medida será agora submetida ao governador democrata Neil Abercrombie, que já se manifestou favorável a sancionar a lei.

A assessoria do governador divulgou que ele pretende assinar a lei em 10 dias e as uniões homossexuais estarão autorizadas a partir de 1º de janeiro de 2012. A decisão garante a casais de gays e lésbicas no estado os mesmos direitos e benefícios das uniões heterossexuais.

O resultado de 18 votos favoráveis e cinco contrários vem depois de fortes discussões e disputas eleitorais que dividiram o estado por quase duas décadas. O Havaí deve se tornar o sétimo estado americano a garantir os mesmos direitos a casais do mesmo sexo, sem que o casamento em si seja reconhecido.

Apenas cinco estados e o distrito de Columbia autorizam o casamento entre casais do mesmo sexo.

Entidades que defendem os direitos gays comemoraram a votação como uma vitória por direitos iguais no estado conhecido pela sua diversidade e tolerância.

Críticos da decisão, muitos dos quais religiosos, afirmam que as uniões civis destroem o conceito de família e podem levar à permissão ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A mesma lei já havia sido aprovada pelo Senado havaiano no ano passado, mas foi vetada pela ex-governadora, a republicana Linda Lingles.

fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...