terça-feira, 30 de novembro de 2010

Amazonas: Crimes contra homossexuais são os mais registrados no estado

Homossexuais são foco de crimes de discriminação no Amazonas

Ser homossexual no Amazonas é motivo de grande preocupação. Isso porque, de todos os tipos de discriminação no Estado, os mais registrados pelo Departamento de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) são contra homossexuais.

A informação é da coordenadora do departamento, Michele Custódio, que afirmou que das 42 denúncias registradas, a maior parte (cerca de 30%) são casos de agressões ou constrangimentos sofridos por pessoas que se relacionam com outras do mesmo sexo.

A coordenadora destacou o caso envolvendo um casal gay que, ao trocar carícias em público, foi agredido fisicamente e verbalmente por um homofóbico. “A pessoa se sentiu incomodada, se levantou e agrediu uma das vítimas. Essa situação gerou um problema muito grande para elas,” disse.

Como não existe lei que criminaliza a homofobia, a maior parte dos casos encaminhados à Justiça e que se referem à discriminação são enquadrados como crimes de calúnia e difamação.
Segundo o juiz da 8ª Vara Criminal, Carlos Zamith, as pessoas que denunciam os crimes homofóbicos esperam que medidas severas sejam tomadas – como a prisão do agressor - mas acaba concretizando-se somente com pagamento de cestas básicas e prestação de serviços comunitários.

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...