domingo, 19 de setembro de 2010

Cartas de amor de Oscar Wilde a jornalista serão reveladas

“Nós podemos ir para o quarto” diz um trecho

oscar-wildeAs cartas do inglês Oscar Wilde, escritor preso por sua homossexualidade, na Inglaterra dos anos de 1800, enviadas a um jornalista serão divulgadas no próximo dia 24 de setembro.

A correspondência era escrita para Richard Vian diretor da revista "Court & Society Review", muitos anos antes de Wilde iniciar o romance com o Lord Alfred Douglas que o levou a prisão por causa do escândalo.

Nas cartas Wilde convida Vian para um jantar a dois regado a "vinha italiano" em um restaurante de Londres. No mesmo texto ele convida o jornalista para ir ao quarto dele depois. "Minha casa é distante e é difícil conversar a vontade nos clubes" disse ainda.

Em outra, o escritor manda dizer ao jornalista que estará "durante a tarde" em casa e gostaria que ele passasse para "tomar um chá". A correspondência entre os dois aconteceu entre os anos de 1886 e 1889.

O escritor Oscar Wilde tornou-se um ícone gay mundial por desafiar a Inglaterra vitoriana onde a homossexualidade era considerada crime com pena de prisão. Foi o que aconteceu oito anos depois de Wilde enviar as cartas para o jornalista.

Condenado á prisão por um júri, o escritor chegou a "vangloriar-se sobre sua sodomia" como relatou o Marquês de Queensbury pai do Lord Alfred Douglas com quem o escritor teve um intenso romance.

Wilde foi condenado em 19 de maio de 1897 e deixou a Inglaterra vivendo durante três anos usando o nome de Sebastian Melmoth. Em 30 de novembro de 1900, já em Paris, onde passou a viver num hotel, ele morreu de menigite, aos 46 anos.

fonte: Toda Forma de Amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...