terça-feira, 10 de agosto de 2010

Veja a carta da ABGLT para Lula sobre gay condenado à morte no Irã

A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Trangêneros, a ABGLT, encaminhou uma carta para o presidente Lula pedindo seu posicionamento junto ao Irã, por suas boas relações com o governo do país, em relação a pena de morte para Ebrahim Hamidi, gay que foi preso pela conduta homossexual. Leia na integra o pedido de Toni Reis, presidente da ABGLT.

Ao: Exmo. Sr. Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República
Palácio do Planalto 
Assunto: Solicitação de posicionamento oficial – jovem gay condenado à forca no Irã

Senhor Presidente,
Como é de vosso conhecimento, a ABGLT é uma entidade nacional que congrega 237 organizações de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) de todo o Brasil, tendo como objetivo promover e defender os direitos humanos destes segmentos da sociedade. A ABGLT também é atuante internacionalmente e tem status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas.

Lamentavelmente, chegou a nosso conhecimento através dos meios de comunicação nacionais e internacionais, que o cidadão iraniano, Ebrahim Hamidi, de 18 anos, foi condenado à morte por enforcamento naquele país sob alegação de ter cometido um ato homossexual.

O Irã tem um histórico de violação dos direitos humanos de pessoas homossexuais – entre outras, no que diz respeito a tratamento degradante, perseguição, tortura e morte perpetrados pelo próprio Estado. Não se pode permitir que se ceife mais uma vida desta forma.

Assisti, emocionado, vosso discurso na Boca Maldita, em Curitiba, no dia 31 de julho do presente ano, quando Vossa Excelência pediu clemência no caso da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada à morte a pedradas sob alegação de adultério.

Assim, vimos solicitar, respeitosamente, que o Governo Brasileiro também se posicione formalmente contra a condenação à morte de Ebrahim Hamidi e que tome as medidas cabíveis para evitar mais esta tragédia e desperdício da vida humana.

Na expectativa de sermos atendidos, estamos à disposição.

Atenciosamente
Toni Reis
Presidente

fonte: A Capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...