quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Estados Unidos: Juiz derruba proibição a casamento gay na Califórnia

Um juiz federal derrubou nesta quarta-feira uma proibição ao casamento entre pessoas do mesmo sexo na Califórnia, Estados Unidos, dando uma vitória temporária aos defensores dos direitos gays em uma batalha judicial que, provavelmente, será decidida pela Suprema Corte do país.

Manifestantes comemoram a decisão do juiz federal, que derrubou proibição de casamento gay na Califórnia

Em novembro de 2008, os eleitores da Califórnia aprovaram com 52% de votos a Proposição 8, uma emenda constitucional definindo o casamento como sendo entre um homem e uma mulher.

Em maio de 2009, dois casais gays entraram com um processo alegando que a Proposição 8 violava seus direitos constitucionais ao devido processo legal e direitos iguais.

A decisão do juiz Vaughn Walker marca o primeiro desafio à corte federal ligado a uma lei estadual que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Os dois principais advogados na disputa judicial na Califórnia são Ted Olson e David Boies. Eles já se enfrentaram na Suprema Corte em uma famosa batalha, para definir o resultado da disputada eleição presidencial americana de 2000, após a polêmica recontagem de votos no Estado da Flórida. Naquele caso, Al Gore perdeu, e George W. Bush foi para a Casa Branca.

Ambos os lados já disseram que apelariam, independentemente do resultado de hoje. O caso deve então ir para a Corte de Apelações, e então para a Suprema Corte, se as cortes de justiça superiores aceitarem revisá-lo.

Comemoração
Do lado de fora da corte em San Francisco, houve comemoração entre os cerca de 70 apoiadores do casamento gay, carregando pequenas bandeiras dos EUA e uma bandeira do movimento gay. "Estou emocionado", disse Steven Ray Davis. "Ainda temos um longo caminho a percorrer."

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger --que disse pessoalmente apoiar o casamento gay, mas que iria se submeter à vontade dos eleitores e da justiça-- declarou que a decisão "afirma as proteções e salvaguardas completas que acredito que todos merecem".

Divisão
"A Proposição 8 fracassa em avançar em qualquer base racional ao separar gays e lésbicas pela negação da autorização do casamento. De fato, as evidências mostram que a Proposição 8 não faz nada mais que preservar na Constituição da Califórnia a noção de que casais de sexos opostos são superiores a casais do mesmo sexo", escreveu o juiz em meio a 136 páginas de sua decisão, explicando porque a proibição é inconstitucional.

"Porque a Proposição 8 coloca gays e lésbicas em desvantagem sem nenhuma justificativa racional, a Proposição 8 viola a Cláusula de Proteção Igual da 14ª Emenda", decidiu o juiz.

Walker ouviu 13 dias de testemunhos e argumentos desde janeiro para decidir se o Estado pode proibir o casamento gay.

A decisão, já amplamente esperada, marca uma virada em um debate social que tem dividido o público americano e o cenário político.

A vida pessoal do juiz pode virar motivo de polêmica, já que várias matérias publicadas afirmam que ele é gay, segundo o jornal "The New York Times".

Defensores dos direitos dos gays e ativistas civis lançaram a batalha judicial como uma luta por direitos iguais, enquanto os opositores, incluindo muitos conservadores religiosos, veem o casamento entre pessoas do mesmo sexo como uma ameaça à família tradicional.

Lei
Nos EUA, 39 Estados têm leis explicitamente proibindo o casamento gay --30 adotadas em suas constituições.

Cinco Estados e o Distrito de Columbia reconhecem o casamento gay --Iowa, Connecticut, New Hampshire, Vermont e Massachusetts.

No começo do mês passado, um juiz federal em Massachusetts determinou que uma lei federal de 1996, o Ato de Defesa do Casamento, que nega o reconhecimento federal a casamentos gays, mesmo em Estados onde é permitido, é inconstitucional.

O governo federal tem 60 dias para decidir se apela da decisão.

fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...