quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Chile: Apresentado projeto para instaurar casamento gay

chile-flag2Um projeto de lei para instaurar, no Chile, o casamento entre homossexuais, foi apresentado esta terça-feira no Congresso por dois senadores da oposição, seguindo uma iniciativa similar aprovada recentemente na Argentina.

"A nós interessa iniciar um caminho (...), o que estamos fazendo é aprofundar a democracia", disse o senador Fulvio Rossi, presidente do opositor Partido Socialista, um dos patrocinadores da iniciativa.

"Estamos fazendo com que no Chile os direitos humanos que são fundamentais, como o direito a contrair matrimônio, não tenham a ver com condições externas, como a condição sexual", acrescentou o parlamentar.

A iniciativa também foi patrocinada pelo senador Guido Girardi, do Partido pela Democracia, aliado de socialistas na coalizão opositora de centro-esquerda.

O projeto de lei modifica o atual Código Civil Chileno, que entende o casamento como um "contrato solene entre um homem e uma mulher", e entrou no Parlamento chileno quase um mês depois que uma iniciativa similar foi aprovada na Argentina, onde na semana passada foram celebrados os primeiros casamentos gays, incluindo a união de dois chilenos residentes no país.

A iniciativa já provocou polêmica no Chile, país conservador com enorme influência da Igreja Católica.

O projeto não tem o apoio de toda a oposição e enfrenta divisões dentro do próprio PS, onde o deputado Osvaldo Andrade - que compete com Rossi pela presidência do partido - avaliou que a sociedade ainda "não está preparada" para se deparar com o tema.

A situação rejeitou o casamento homossexual e se mostrou favorável a apoiar as uniões civis, alinhada com a postura apresentada na campanha presidencial do chefe de Estado, Sebastián Piñera.

fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...