quarta-feira, 21 de julho de 2010

Livro revela os bastidores dos filmes pornôs

10194420A antropóloga colombiana Maria Elvira Diaz-Benitez promete responder todas as dúvidas envolvendo as produçõeseróticas no livro “Nas redes do sexo: os bastidores do pornô brasileiro” (editora Jorge Zahar).

Para escrever o livro, a autora acompanhou os bastidores de filmes héteros, gay e com travestis, em São Paulo.

"Essa vivência mostrou como era importante eu me livrar de todos os meus preconceitos para uma pesquisa envolvendo práticas sexuais. Porque uma coisa é falar sobre o assunto, outra é estar ali interagindo. Foi a partir daí que senti o quanto o sexo mexe com questões morais guardadas em nosso íntimo."

Revelando até o processo de recrutamento de atores, ela questiona: “Quem são esses sujeitos para fora da rede?” “Busquei respostas em biografias que acabaram por revelar como, no âmbito doméstico, familiar e no terreno dos afetos, os indivíduos interagem e constroem suas subjetividades ao redor de moralidades, visões de mundo e estilos de vida diversos que nem sempre coincidem com seu cotidiano na pornografia.”

A autora presenciou diversas filmagens e conviveu com pessoas desse meio estigmatizado e cheio de códigos particulares. O livro desvenda tais códigos e analisa os rituais antes, durante e depois das filmagens. Mostra ainda como a produção pornô se organiza e as etapas de sua elaboração – desde o recrutamento do elenco até a distribuição do produto no mercado.

A autora discute temas controversos, como o uso (ou não) de preservativos no set, a migração de travestis para a Europa, o lugar das práticas “bizarras”, o valor dos cachês, a proximidade com a prostituição...

serviço: "Nas Redes do Sexo: os bastidores do pornô brasileiro"
Autor: María Elvira Díaz-Benitez
Editora: Jorge Zahar
Valor: R$ 46,00

fonte: Cena G

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...