segunda-feira, 26 de abril de 2010

Capitais sediam protestos contra declarações homofóbicas do Vaticano

Centenas de homossexuais saíram às ruas em Paris, Lima e Buenos Aires para demonstrarem seu repúdio às declarações feitas pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, associando pedofilia à homossexualidade.

Os protestos, convocados por associações de defesa dos direitos homossexuais, aconteceram no último sábado, 24 de abril. Em Paris, a manifestação reuniu cerca de cem pessoas, que gritaram palavras de ordem como “Vaticano, Estado homofóbico” durante aproximadamente uma hora.

Na capital argentina, o protesto contou com pouco mais de uma dezena de ativistas em frente à catedral de Buenos Aires, na Plaza de Mayo. Os manifestantes, além de estenderem uma bandeira do arco-íris, portavam cartazes onde se liam mensagens como “O abuso é um crime, a homossexualidade não” ou “Não sejamos cúmplices do silêncio da Igreja Católica Argentina. Acobertar é crime”.

Já a manifestação em Lima foi marcada por um enfrentamento entre os ativistas e um grupo de contra manifestantes católicos. Dezenas de homossexuais protestavam no distrito de Jesus Maria, onde se encontra a sede da Nunciatura na capital peruana, quando cerca de cinquenta católicos se uniram diante da construção para, segundo eles, proteger a entidade dos ataques de seus “irmãos equivocados”.

Durante o “confronto”, os religiosos entoaram orações e cânticos por um lado, enquanto os ativistas homossexuais ecoavam frases como “A pedofilia é um crime, a homossexualidade não”. Nenhum incidente maior foi registrado.

As declarações controversas do cardeal Tarcisio Bertone associando pedofilia à homossexualidade geraram contestação veemente por parte de políticos, médicos e defensores dos direitos humanos e levaram o Vaticano a declarar oficialmente não ter competência para tratar a questão.

fonte: G Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...