terça-feira, 30 de março de 2010

Câncer faz hospital nordestino amputar cerca de 100 pênis por ano

Falta de higiene é principal causa para surgimento do temido tumor peniano

No Brasil, mil pênis são amputados todos os anosEm média, 100 pênis são amputados todos os anos em um hospital do Nordeste. O número, que representa oito cirurgias deste tipo todos os meses, foi apresentado pelo urologista Jolberto Gonçalves Carvalho, membro da Associação Piauiense de Combate ao Câncer. O profissional atende no Hospital São Marcos, na capital Teresina, e é entusiasta de campanhas educativas que visem a prevenção do câncer de pênis.

De acordo com Carvalho, a alta incidência de tumores penianos no estado poderia ser evitada por meio de hábitos simples de higiene íntima. Ainda de acordo com o médico, a faixa etária na qual mais se percebe este drama é entre 50 e 60 anos, mas ele relata já ter feito cirurgia para extrair o órgão genital de um jovem de apenas 26 anos.

"São pessoas, em sua maioria, da zona rural, analfabetas ou semianalfabetas. O que me causou admiração também foi o fato de 70% desses pacientes serem casados", relata.

Para Emmanuel Fontes, presidente da Sociedade Teresinense de Urologia, homens que têm fimose esquecem que a pele sobre a glande pode acabar dificultando a limpeza correta do pênis.

O câncer de pênis corresponde a 2% dos tumores malignos surgidos em homens de todo o Brasil. É uma das taxas mais altas do mundo. Em âmbito nacional, tumores deste tipo provocam cerca de mil amputações penianas todos os anos.

fonte: Mix Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...