quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Reportagem da revista Carta Capital faz retrato da vida gay na Índia

India Os repórteres da revista Carta Capital, Maurício Horta e Willian Vieira, foram a capital indiana Nova Délhi ver de perto como está a vida gay após a queda da seção 377 do código civil, que proibia a relação entre pessoas do mesmo sexo. O que será que mudou por lá?

A reportagem atenta para o fato de que, homens heterossexuais transam com outros homens e que, de uma maneira ou de outra isso é aceito pela sociedade indiana. Mas, poucos homens ousam a assumir esse amor homossexual e no final das contas se casam com mulheres.

"Karan, 27, cansou de fazer sexo com homens heterossexuais, que depois não o cumprimentam na rua. E não quer mais gastar com gigolôs - quer alguém que o ame. Ao ouvir falar do Brasil, pergunta: 'Lá eu não teria de pagar para ficar com um homem?'".

Entrevistado pela revista Carta Capital, Roberto Volk, professor da Boston University School e especialista em direitos civis, comenta a descriminalização da homossexualidade e como isso pode mudar a cultura. "Com certeza a decisão terá um grande impacto na vida gay em Délhi, especialmente porque a lei frequentemente levava à chantagem e à extorsão pela polícia". O educador também acredita que agora os gays poderão se encontrar com mais liberdade nas ruas.

A entrevista de Karan, no entanto, mostra que as coisas ainda não mudaram tanto por lá. Segundo o entrevistado "as festas homossexuais continuam secretas. Em Délhi não há boates gays, mas noitadas itinerantes em lugares heterossexuais - em geral, bares e hotéis cinco-estrelas. Apesar de não incorrerem em crime, são divulgadas por mensagens de celular com dias, às vezes horas, de antecedência". O organizador da maioria delas, Manish Sharma, explica: "É melhor evitar a publicidade, ou a polícia pode aparecer para pedir propina". Mesmo nos locais mais reservados, a contenção é a regra.

Se há um dado positivo é o surgimento de ONGs em defesa dos direitos homossexuais na Índia. Além disso, em 2008, Délhi e as cidades Bangalore e Calcutá tiveram a sua primeira parada gay. Outro fato relatado é a questão da classe social em que está inserido o homossexual na Índia e isso lá faz toda a diferença. Mesmo assim, assumir o rótulo de gay é um tabu no país e poucos fazem isso. Muitos homens indianos se classificam como "homens que fazem sexo com homens"

site: http://www.cartacapital.com.br
fonte
: A Capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...