sábado, 26 de dezembro de 2009

Quando Hollywood encarou a AIDS

Mesmo diante das milhares de mortes em escala exponencial, no começo dos anos 1980, a aids seguiria um assunto tabu em Hollywood até a década seguinte. Filadélfia (1993) escancarou o drama ao grande público e valeu um Oscar a Tom Hanks, mas pelo menos dois outros filmes americanos abordaram antes o tema com o interesse em humanizar tragédias pessoais: Meu Querido Companheiro (1990), de Norman René, e E a Vida Continua, de Roger Spottiswoode, lançado meses antes de Filadélfia e que representou o engajamento da classe artística na luta contra a aids.

E a Vida Continua (And the Band Played On), que agora ganha lançamento em DVD no Brasil, foi originalmente produzido para a TV, pela rede HBO – o projeto deslanchou e ganhou tom de manifesto quando Richard Gere, Steve Martin, Alan Alda, Anjelica Huston, Ian McKellen e o músico Phil Collins, entre outros nomes conhecidos, toparam reforçar o elenco em pequenas participações.

O filme tem roteiro baseado no livro And the Band Played On, de 1987, no qual o jornalista e militante gay Randy Shilts – autor de uma biografia do político homossexual Harvey Milk, recentemente interpretado no cinema por Sean Penn – defendeu a tese de que o governo dos EUA, sob administração conservadora do Ronald Reagan, foi negligente no combate inicial à aids e ajudou a semear a paranoia e o preconceito.

Com estrutura de filme coral, E a Vida Continua concentra a maior parte de seu 141 minutos no trabalho dos cientistas que tiverem o primeiro contato com a epidemia. Entre eles Don Francis (Matthew Modine),médico idealista que se viu no meio de uma disputa entre o pesquisador americano Robert Gallo (Alda) e seus pares franceses, pelo crédito de ser o primeiro a identificar o vírus causador da Aids. Em paralelo, os dramas de vítimas – como um coreógrafo (Gere) e um político (McKellen) – e o clima de pavor nas comunidades gays diante da ameaça que, acreditava-se (erradamente como se veria depois), dizia respeito apenas aos homossexuais. Lançamento da Lume.

fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...