quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Autor de contos natalinos pode ter sido bissexual platônico

Hans Christian Andersen Hans Christian Andersen é capaz de ter sido bissexual, mas talvez platonicamente. Amou homens e mulheres e, provavelmente, dizem os biógrafos, permaneceu virgem.

Seus relacionamentos eram sempre esquematizados em forma de trio, envolvendo ambos os sexos. A orientação sexual era um mistério. Mas, como? Houve uma pública amizade romântica com o Grão Duque de Weimar, Carl-Alexander von Saxe. E no fim da vida estava envolvido com o jovem bailarino Harald Scharff.

Muitas de suas histórias são baseadas na vida real. Por exemplo, “A pequena sereia”, escrita em pleno momento de depressão, por ocasião do casamento de Edvard Collin (1836) - filho de seu benfeitor Jonas Collin - que poderia ter sido o muso de Andersen e amor de sua vida, mas se recusou a aceitar a corte do autor e a participar do relacionamento proposto - platônico, ao que tudo indica.

Em 1901, Magnus Hirschfeld -  médico e sexólogo alemão - escreveu um  artigo  no Anuário alemão Jahrbuch für sexuelle Zwischenstufen apresentando a conduta de Andersen como  homossexual.

fonte: Mix Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...