sexta-feira, 2 de outubro de 2009

"Quanto dura o amor?" conta história de atriz lésbica que tenta a vida em São Paulo

Paulo Vilhena e Danni Carlos Estreia hoje em seis salas de cinemas no Brasil o ótimo "Quanto dura o amor?" do diretor e roteirista Roberto Moreira (Contra Todos). Quem já assistiu o trabalho anterior de Moreira irá se surpreender. Se em "Contra Todos" o diretor se focou na aridez e na secura das personagens, em seu novo filme ele faz o caminho inverso, mas não menos tenso, só que a ternura e a melancolia da cidade de São Paulo dão o tom no longa.

A trama do filme tem como ponto de partida a chegada de Marina (Silvia Lourenço, foto) a cidade de São Paulo. Com o sonho de ser atriz, esta irá morar no apartamento de Suzana (Ana Clara Spinelli). Marina conhece e se apaixona pela cantora Justine (Danni Carlos), que é casada com Nuno (Paulo Vilhena), dono da boate onde se apresenta. Paralelamente a este núcleo corre a história de Jay (Fabio Herford), escritor que está apaixonado pela prostituta Michelle (Leilah Moreno).

E o que há de comum em todos esses personagens e suas histórias? O ponto de ligação entre todos é a velocidade do tempo e como ele  corre em uma metrópole como São Paulo e, como a sua freneticidade muitas vezes faz com que não percebamos que o tempo está fluindo, indo embora. E aí nós não tocamos nossos projetos, ou deixamos que nossos medos e inseguranças façam com que a gente protele decisões em nossas vidas. Tudo se arrasta e a metrópole não perdoa.

Um exemplo é Suzana, advogada bem sucedida que superou inúmeros obstáculos e preconceitos em sua vida para chegar onde está. Na trama ela está apaixonada por um colega de profissão, mas precisa lhe revelar um segredo e teme que ao contar o perca de vista. Marina, a aspirante a atriz, veio a São Paulo e deixou para trás um namorado e a família, mas conhece Justine. Em São Paulo Marina vai viver a sua paixão homossexual. É tudo muito rápido. 

Jay, o poeta romântico, tenta convencer Michelle de abandonar a sua carreira e viver com ele, mas sempre escuta a mesma resposta, "sem me pagar?". Frustra-se, mas não desiste. Justine até gosta de Marina, mas também é apaixonada pelo seu marido Nuno e outras perturbações permeiam a sua vida. Sobre a história é bom parar por aqui. Mas, não podemos deixar de destacar as cenas de sexo entre Justine e Marina. Perfeitas. A trilha sonora do filme é outro ponto alto. E a atriz Silvia Lourenço também arrasa em sua atuação. Outro que mostra o belo corpo que tem é Paulo Vilhena.

Alguns espectadores podem ver na produção uma certa amargura com a vida, outros podem entender que em São Paulo é assim, como foi apontado em cima, tudo é muito rápido. Mas dentro desse tempo também está a possibilidade de se viver muitas experiências. Por exemplo, Marina não poderia viver a sua paixão sem ser apontada se ainda estivesse em sua cidade natal onde tudo é linear, organizado e todos se conhecem. Ao mesmo tempo em que inúmeras portas se abrem, as desilusões e os amores também se esvaem com tamanha facilidade que muitas vezes, assim como as personagens do filme, não sabemos lidar e a melancolia é o que nos resta.  "Quanto dura o amor?" filosofa basicamente sobre isso. Vale à pena assisti-lo.

fonte: A Capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...