quarta-feira, 17 de julho de 2013

Reino Unido: Após aprovação da rainha, casamento gay é legalizado

Inglaterra bandeira gayA rainha Elizabeth II aprovou nesta quarta-feira o casamento gay na Grã-Bretanha. A decisão é o último passo para a legalização, que já havia obtido sucesso na Câmara do Lordes e na Câmara dos Comuns. O primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo no país deve ocorrer no verão de 2014. 

A aprovação na Câmara dos Comuns do Parlamento britânico ocorreu no fim da terça-feira, após cerca de duas horas de debate. Foram 390 votos a favor e 148 contra.

A lei permite que organizações religiosas optem por realizar casamentos gays. No entanto, a Igreja da Inglaterra e a Igreja de Gales seguem proibindo este tipo de cerimônia.  A lei ainda concede proteção especial para casais transgêneros, que poderão trocar de sexo e continuar casados.

Ainda será revista a possibilidade de humanistas realizarem casamentos, uma vez que isso poderia abrir precedente para outras organizações - como os auto identificados 'Jedis' britânicos - de realizar cerimônias. Também será revista a questão de pensões e direitos sociais de casais gays. 

A decisão torna a Grã-Bretanha o décimo país europeu a aprovar a união entre pessoas do mesmo sexo, juntando-se a Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Noruega, Suécia e Islândia.

fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...