quarta-feira, 29 de maio de 2013

França: País celebra 1º casamento gay sob forte segurança

Cerca de 200 agentes de segurança ficaram em alerta contra uma eventual interferência de conservadores. Cerimônia foi realizada na prefeitura da cidade de Montpellier, no sul do país.

Vincent Autin e Bruno BoileauVincent Aubin e Bruno Boileau são os primeiros homossexuais a se casarem na França depois de o país aprovar a legalização da união gay. Sob aplausos, os dois entraram juntos no salão da Prefeitura de Montpellier, que abrigou o evento na tarde desta quarta-feira. Minutos antes, cerca de dez manifestantes conservadores protestaram contra o evento, mas foram expulsos por seguranças e jornalistas. Segundo autoridades, cerca de 200 agentes de segurança ficaram em alerta contra uma eventual intervenção.

A prefeita da cidade, Helene Mandroux, celebrou a cerimônia, ao lado de uma foto do presidente François Hollande, que assinou a lei. A socialista e ministra francesa dos Direitos das Mulheres, Najat Belkacem, também compareceu ao casamento.

- É com grande prazer que eu vos declaro casados pela lei - anunciou Helene, com grande comemoração da plateia de ao menos 500 pessoas.

Havia planos para transmitir a cerimônia em um telão e servir bebidas para que pessoas em uma praça próxima pudessem brindar ao casal. No entanto, a ideia foi abandonada pelo temor de protestos de conservadores contrários ao casamento.

Para compensar, a própria prefeitura disponibilizou uma transmissão ao vivo pelo site da cidade no sul da França. Aubin e Boileau estão juntos há seis anos, desde que se conheceram em um fórum de música na internet. A França se tornou este mês o 14° país a autorizar casamentos homossexuais, numa medida atraiu acalorados protestos de conservadores, católicos e ultradireitistas.

- É um momento estressante para Victor e Bruno. Há pessoas que tentam marcar esse dia simbólico com palavras de ódio - disse Elodie Brun, coordenadora da Associação do Orgulho Gay local, que Aubin dirige.

O ministro do Interior da França, Manuel Valls, advertiu no domingo que não iria tolerar interferências de opositores ao casamento gay nas primeiras cerimônias a serem celebradas nesta semana.

- É intolerável que pessoas queiram atacar aqueles que estão realizando um ato importante de suas vidas. Distúrbios contra a ordem pública não serão tolerados - forçou o ministro.

fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...