sexta-feira, 15 de março de 2013

Rio de Janeiro: Prefeitura promove curso para funcionários lidarem melhor com a população gay

CEDS realiza curso para melhorar atendimento à população LGBT dos funcionários da rede pública de saúde

Carlos TufvessonPara melhorar o atendimento a homossexuais, travestis e transexuais nas unidades da rede de saúde do município do Rio de Janeiro, o coordenador especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio (CEDS-Rio), Carlos Tufvesson, está realizando desde o inicio de fevereiro de 2013 cursos que orientam os funcionários e colaboradores do município. O curso também atende ao decreto municipal 35816, que determina a obrigatoriedade da Secretaria Municipal de Saúde de informar os órgãos competentes sobre as ocorrências de violências sofridas por LGBT.

“Essa capacitação faz parte do programa Rio Sem Preconceito, que atua com a questão dos direitos humanos e não apenas na diversidade sexual. Ele é baseado no princípio da dignidade humana, base de nossa Constituição e na Declaração Universal dos Direitos do Homem. Durante os cursos, a intenção é mostrar que as leis de direitos humanos têm grandes benefícios para a sociedade, pois ao tutelar uma minoria, atingem todos os cidadãos independente de raça, credo, religião ou orientação sexual. Afinal, todos já sofremos algum dia algum tipo de discriminação. O preconceito não atinge só os homossexuais e não será admitido no Rio de Janeiro”, reiterou Tufvesson.

A Coordenadora Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio foi criada em fevereiro de 2011 e iniciou um combativo trabalho pela luta contra o preconceito e a homofobia. Ela propõe políticas públicas de promoção de cultura e respeito à livre orientação sexual e identidade de gênero, promove a igualdade e a proteção dos direitos do cidadão carioca, e implementa campanhas educativas de combate a violência e de superação de preconceitos.

fonte: Mix Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...