quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

México: Professora é demitida após exibir para alunos filme sobre ativista gay Harvey Milk

Milk – A Voz da IgualdadeO filme “Milk – A Voz da Igualdade”, que conta a história do ativista Harvey Milk, o primeiro homossexual a assumir um cargo público de importância nos Estados Unidos, foi o responsável pela demissão da professora Cecilia Hernandez, do colégio Lomas Hill, em Cuajimalpa, no México.

Durante a última semana de novembro, Cecilia, que dá aula de Civilização e Ética, resolveu exibir o filme aos alunos do ensino médio, de 13 a 15 anos, como um exemplo de tolerância e respeito à diversidade sexual.

A professora conta que apresentou duas opções de longas para os alunos, que preferiram assistir ao de Harvey Milk por se tratar de “uma história verdadeira”.

No entanto, a diretora do colégio, Annette Muench, resolveu intervir na aula alegando que o longa, ganhador do Oscar de Melhor Roteiro em 2009, tratava-se de uma “porcaria” com conteúdo “sexual e homossexual”.

Em sua defesa, a professora alegou que a apresentação havia sido aprovada pela Secretaria de Educação Pública (SEP), como parte do programa educacional para discutir em sala o respeito às diferenças.

Em comunicado oficial, a instituição afirmou que o motivo da demissão de Cecilia não foi por passar um filme com conteúdo homossexual mas, sim, por exibir um longa não recomendado para crianças de 13 a 15 anos.

Após a repercussão do caso, Cecilia Hernandez ganhou grande apoio nas redes sociais e está decidida a abrir um processo contra o colégio, alegando ter sido vítima de uma injustiça em seu ambiente de trabalho.

fonte: A Capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...