terça-feira, 20 de novembro de 2012

Grécia: Atores de peça que mostra Jesus gay serão julgados por blasfêmia

A Justiça grega irá julgar os atores e produtores de uma peça de teatro que representa Jesus Cristo e os apóstolos como homossexuais. Eles foram denunciados por blasfêmia e podem ser condenados a dois anos de prisão.

Encenada em Atenas por uma companhia dirigida pelo diretor greco-albanês Laertis Vasiliu, a denúncia partiu de um bispo contra a montagem da peça "Corpus Christi", do norte-americano Terrence McNally.

Em declarações à imprensa grega, Vasiliu negou as acusações de "insulto à religião" e "blasfêmia mal-intencionada". "O que eu vejo é que aqui há gente que roubou e não estão na prisão enquanto a procuradoria se volta contra a arte", lamentou.

A peça foi recentemente suspensa, por decisão do teatro no qual era apresentada, após três semanas de constantes pressões e agressões ao público por parte de fundamentalistas religiosos e membros do partido neonazista Aurora Dourada. O que chamou atenção da imprensa internacional é o fato das autoridades não terem averiguado as agressões sofridas pelos espectadores da peça.

A Grécia é, na prática, um Estado confessional no qual a Igreja Ortodoxa tem um papel preeminente segundo a Constituição. O Código Penal grego castiga com até dois anos de prisão "qualquer ofensa mal-intencionada a Deus" e "qualquer ofensa à Igreja Ortodoxa de Cristo ou outra religião tolerada" no país.

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...