terça-feira, 6 de novembro de 2012

Câmara dos Deputados discute permissão para psicólogos praticarem a cura gay

Erika Kokay (PT-DF)A pedido da deputada federal aliada dos LGBT Erika Kokay (PT-DF), está agendada para esta terça-feira, 6 de novembro, às 14h30, uma Audiência Pública na Comissão de Seguridade Social e Família, com o tema "Discutir o exercício profissional do psicólogo, a ética e o respeito à homoafetividade". O evento será realizado no Plenário 07 da Câmara dos Deputados e pretende discutir a chamada “cura gay”.

Em seu requerimento, a deputada se posiciona contra as terapias que prometem curar homossexuais de sua sexualidade. “A norma editada pelo Conselho Federal de Psicologia tem o objetivo claro e incontestável de vedar que os conhecimentos técnicocientíficos das pessoas habilitadas a exercerem essa atividade profissional possam ser utilizados para transformar em doença a homoafetividade das pacientes  ou dos pacientes”, lembra a parlamentar.

Ainda segundo ela, “permitir que o exercício da  profissão de psicólogo possa servir para oferecer ajuda, tratamentos e terapias às pessoas para que mudem a orientação sexual, além de incompatível com a ética profissional, seria um engodo e uma  clara manifestação de intolerância, movida pelo preconceito e por uma visão conservadora de cunho homofóbico”. As terapias de “cura” gay vão ser discutidas motivadas pelo PDC 234/201, que visa sustar a Resolução nº 001/99 do Conselho que proíbe tais tratamentos.

Foram convidados para a Audiência Humberto Cota Verona, presidente do Conselho Federal de Psicologia; Samia Rodrigues Ramos, presidente do Conselho Federal de Serviço Social; Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil; Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais; e Joaquín Molina, representante no Brasil da Organização Pan-Americana da Saúde e da OMS- Organização Mundial da Saúde.

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...