segunda-feira, 3 de setembro de 2012

São Paulo: Boletins de Ocorrência efetuados pela internet aumentam registro de casos de homofobia

Desde que se tornou possível fazer um Boletim de Ocorrência pela internet, os registros por conta dos crimes de intolerância, como racismo e homofobia, aumentaram consideravelmente. A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) recebeu até agora nesse em 2012, 408 boletins, contra 176 do ano passado inteiro.

Há cinco meses que a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) passou a permitir o uso de boletim eletrônico para o registro dos crimes. Com isso, o número de B.O.s online já chega ao triplo dos feitos pessoalmente.

"Fica mais fácil denunciar. A pessoa senta e faz de casa, no próprio computador, o que se reflete no aumento do número de queixas", afirma o delegado Pascoal Ditura, titular do Decradi.  Mas, o delegado lembra que para abrir um inquérito policial, a vítima tem que ir à delegacia até seis meses depois de ter feito o Boletim de Ocorrência.  Já quando o caso é de agressão, a vítima tem que ir registrar o B.O. pessoalmente.

"Muitas pessoas que já foram vítimas de homofobia - até dos próprios policiais - agora podem prestar queixa pela internet", afirma Fernando Quaeresma,  presidente da Associação da Parada Gay de São Paulo.

fonte: A Capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...