terça-feira, 4 de setembro de 2012

ABGLT pede que Folha de Pernambuco retire do ar anúncio homofóbico

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) também não deixou passar em branco a publicação do polêmico anúncio em Pernambuco (saiba mais aqui). Em ofício (veja abaixo) enviado ao Ministério Público Federal (MPF), a entidade solicita a imediata retirada do anúncio do site da “Folha de Pernambuco” e direito de resposta. O jornal pernambucano já se retratou da publicação do anúncio.

Ofício PR 124/2012 (TR/dh) Curitiba, 04 de setembro de 2012
Ao:         Exmo. Sr. Aurélio Virgílio Veiga Rios
Procurador Federal dos Direitos do Cidadão
Procuradoria-Geral da República
Ministério Público Federal
Assunto: Solicitação de providências cabíveis – anúncios discriminatórios

Senhor Procurador,
A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT – fundada em 31 de janeiro de 1995, é uma entidade de abrangência nacional com 257 organizações afiliadas e tem como objetivo a defesa e promoção da cidadania desses segmentos da população. A ABGLT também é atuante internacionalmente e tem status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas. A missão da ABGLT é Promover ações que garantam a cidadania e os direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, contribuindo para a construção de uma sociedade democrática, na qual nenhuma pessoa seja submetida a quaisquer formas de discriminação, coerção e violência, em razão de suas orientações sexuais e identidades de gênero.

Neste sentido recebemos na data de hoje diversas denúncias sobre anúncio publicado na Folha de Pernambuco na segunda-feira dia 3 de setembro de 2012, conforme anexado a este e-mail, atribuído por este veículo de comunicação ao “Instituto Pró Vida-PE”. No entanto o mesmo material e mais outros parecidos também constam no site do Grupo Javé Nossa Justiça http://www.javenossajustica.com.br.

O anúncio afirma que Pernambuco não quer “homossexualismo” e faz a associação a crimes como “exploração sexual de menores” e “pedofilia”. Basta trocar a palavra “homossexual” por “negro” ou “judeu”, por exemplo, para perceber que o anúncio é altamente ofensivo e discriminatório, ferindo frontalmente a Constituição Federal.

Assim sendo, vimos por meio deste solicitar a tomada de providências por parte do Ministério Público, e entre elas gostaríamos de sugerir:

•             a imediata retirada dos banners do site acima referido;
•             igual espaço na forma de direito de resposta no jornal Folha de Pernambuco;
•             que o Grupo Javé Nossa Justiça e o Instituto Pró Vida-PE sejam investigados por incentivo ao preconceito, à discriminação, à violência e a assassinatos contra a população homossexual.

Na expectativa de sermos atendidos, estamos à disposição para colaborar.

Atenciosamente
Toni Reis
Presidente

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...