terça-feira, 6 de setembro de 2011

Irã: Ativistas denunciam o enforcamento de três homens gays

Ativistas dos Direitos Humanos do Irã denunciaram para grupos estrangeiros que três homens foram enforcados sob a acusação de sodomia (sexo gay), prática punida com pena de morte segundo os artigos 108 e 110 do código penal iraniano. A maneira com se dá a execução fica a cargo dos juízes.

O grupo iraniano disse ainda que é impossível para a imprensa estrangeira conseguir informações, já que a mídia iraniana é estatal e "esconde" tais julgamentos. O nome e a idade dos dois homens executados não foram liberadas.

Segundo Mahmood Amiry-Moghaddam, porta voz dos Direitos Humanos do Irã, as execuções ocorridas ontem (5/09) é um caso "raro" em que o governo declarou o motivo da aplicação da pena de morte. O ativista também disse que, normalmente, as autoridades dizem que foi por estupro e não mencionam sodomia/sexo entre homens.

Em 2008, dois jovens com idade entre 16 e 17 anos foram enforcados no Irã após serem flagrados se beijando. O presidente do Irã, Mahmoud Amahdinejad, quando esteve no Brasil em 2009 declarou que em seu país "não existem gays".

fonte: A Capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...