sexta-feira, 19 de agosto de 2011

São Paulo: Governo diz que 68% dos casos de internação por HIV são de héteros

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo divulgou nesta semana levantamento apontando que os heterossexuais são maioria no número de casos de internação por HIV, derrubando o mito de que a AIDS é uma “peste gay”, como era vista nos anos 80. A pesquisa foi realizada pelo hospital estadual Emílio Ribas, que é referência em tratamento de doenças infecto-contagiosas na capital paulista.

Segundo o estudo, 80% dos atendimentos realizados no hospital são voltados a portadores do vírus HIV, sendo que 68% deles se declaram heterossexuais. A pesquisa revela ainda que 25% são do sexo feminino e a maioria, homens e mulheres, têm idade entre 30 e 40 anos. Apenas 20% dos entrevistados declararam união estável com o parceiro.

“Houve muitos avanços na medicina no que se diz respeito ao tratamento da AIDS da década de 80 para cá, mas não adianta a medicina evoluir se toda a população não estiver consciente dos riscos da doença e de como preveni-la”, alerta o médico infectologista David Uip, diretor do Emílio Ribas.

O levantamento questionou também a escolaridade dos pacientes e dimensionou que 42% dos pesquisados têm o ensino fundamental concluído, e apenas 0,9% haviam concluído o ensino superior. A pesquisa foi realizada pelo serviço social do Emílio Ribas com 100 pessoas durante 15 dias.

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...