quarta-feira, 13 de abril de 2011

Estados Unidos: Após ofender juiz, jogador de basquete é acusado de homofobia

Jogador do Los Angeles Lakers usou termo pejorativo para reclamar de árbitro, mas disse que palavra não deve ser levada em conta literalmente

Kobe BryantO jogador de basquete Kobe Bryant está no meio de uma polêmica nos Estados Unidos. O astro do Los Angeles Lakers foi acusado de homofobia depois de reclamar do árbitro usando um termo pejorativo. Grupos pelos direitos dos homossexuais se manifestaram contra a atitude do atleta, e a NBA informou que o vídeo do lance está sendo analisado.

A ofensa aconteceu depois de o armador levar uma falta técnica no jogo contra o San Antonio Spurs, na noite de terça-feira. Irritado, Kobe deu um soco no banco, jogou uma toalha no chão e gritou na direção do juiz.

- Bennie (Adams, nome do árbitro), seu v... – disse o jogador.

Nesta quarta-feira, Kobe Bryant respondeu às acusações, por meio de nota oficial, e afirmou que não tinha a intenção de ofender a comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e trangêneros).

- O que eu disse na noite passada não deve ser lido literalmente. Minhas ações se deram por frustração durante o calor do jogo. Ponto. As palavras que eu disse NÃO refletem meus sentimentos com relação às comunidades gay e lésbica e NÃO tinham a intenção de ofender ninguém – afirmou.

Antes do posicionamento do atleta, a Human Rights Campaign (HRC), maior organização americana de direitos civis de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros, também havia divulgado uma nota de repúdio à frase do jogador.

- Que vergonha para Kobe Bryant usar uma linguagem horrivelmente ofensiva e de mau gosto desse tipo, especialmente quando milhões de pessoas estão assistindo. Esperamos que o sr. Bryant reconheça que, como uma pessoa com tal fama e influência, o uso dessa linguagem não só ofende a milhões de pessoas LGBT em todo o mundo, mas também perpetua uma cultura de discriminação e ódio que todos nós, principalmente o sr. Bryant, deveríamos estar trabalhando para erradicar. Bryant e os Lakers têm a responsabilidade de falar sobre o assunto imediatamente. A América está de olho.

fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...