Quadro traz iniciais do nome dele
O quadro Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, deve ter sido inspirado em um amante do pintor chamado Gian Giacomo Caprotti, mais conhecido como "II Salai".
A conclusão é do Comitê Nacional para a Recuperação do Patrimônio Histórico-Cultural da Itália. Segundo os pesquisadores, as letras "L.S", escondidas nos olhos da imagem seriam as iniciais de "II Salai" e também da jovem florentina Lisa Gherardini também tomada como base para a pintura.
A letra S, explicam os pesquisadores, refere-se ao amante de Da Vinci e o L seria de Lisa, a jovem que inspirou o pintro no início da obra.
O presidente do Comitê, Silvano Vincentti, ressaltou que o jovem tinha uma "relação ambígua com Leonardo e seu rosto tinha traços femininos que podem ser vistos em outras obras" do pintor.
A pintura da Mona Lisa, explicou Vincentti, é "um testemunho de Leonardo" que queria "transmitir o pensamento da sua vida na pintura".
Em 1954, pesquisadores do Museu do Louvre, descobriram que a Mona Lisa não tinha sorriso que foi acrescentado depois por Da Vinci.
O Comitê informou ainda que foram encontrados os mesmos traços do jovem "II Salai" em outras obras como no quadro A Encarnação do Anjo, Mona Vanna e São João Batista o que confirma a tese.
fonte: Toda Forma de Amor
Nenhum comentário:
Postar um comentário