segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

São Paulo: Governo vai oferecer cirurgia grátis a homens trans

Estado de São Paulo vai oferecer de graça cirurgia a transexuais masculinos

Os transexuais atendidos no Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais do Centro de Referência e Treinamento (CRT) em DST/Aids do Estado de São Paulo poderão, a partir do fim deste mês, ter acesso gratuito à cirurgia para remoção de útero. E a cirurgia grátis de remoção de mama também será feita em breve no Estado.

Os trans serão encaminhados para o hospital estadual Pérola Byington, onde farão avaliação e realização de histerectomia, que é a retirada do útero. Segundo a Secretaria de Saúde paulista, a capacidade do hospital será de 100 cirurgias por mês, com atendimento personalizado com quartos individuais e equipe treinada para lidar com as demandas específicas trans.

“Trata-se, sem dúvida, de uma grande vitória contra a discriminação e a legitimação dos direitos desta população”, avalia Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/AIDS-SP. Cinco pacientes do CRT já estão na fila para a avaliação e cirurgia. O tratamento de neofaloplastia (construção do pênis) ainda não foi liberado e permanece em caráter experimental.

A Secretaria vai oferecer também ainda neste ano a cirurgia grátis de retirada de mama para transexuais masculinos. Ambas as ofertas seguem a resolução do Conselho Federal de Medicina de setembro de 2010, que passou a considerar que os procedimentos de retiradas de mamas, ovários e útero no caso de homens transexuais deixam de ser experimentais e podem ser feitas em qualquer hospital público e/ou privado.

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...