segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Peru: União civil gay é tema quente das eleições presidenciais

União Civil é centro de debates da campanha presidencial peruana. Líder nas pesquisas é a favor

Carlos BruceCarlos Bruce, candidato a vice-presidente pela Alianza Perú Posible que lidera as pesquisas para as eleições presidenciais de abril, propôs o reconhecimento da União Civil para pessoas do mesmo sexo.

Desde então o tema ganhou força nos debates e a Perú Posible, que tem como candidato a presidente Alejandro Toledo, anunciou que caso vença as eleições vai propor União Civil e não lei semelhante à Argentina, onde foi garantida igualdade de direitos, incluindo casamento e adoção.

“As atitudes discriminatórias são as que combatemos. Os gays e lésbicas têm todo  direito de exercer sua cidadania. Todos devem ser incluídos”, propôs Bruce.

Os outros principais candidatos a vice-presidente pela Solidaridad Nacional, Augusto Ferrero, e pela Fuerza 2011, Rafael Rey, são membros do Opus Dei e já disseram ser contrários a direitos lgbt.

Os outros candidatos a presidente, o ex prefeito de Lima Luis Castañeda  e Keiko Fujimori, não se manifestaram sobre o tema, mas a tendência é que sejam contra.

Castañeda, no entanto, chegou a fazer piadas sobre a orientação sexual de Bruce, que o acusou de homofobia e o aconselhou a buscar tratamento psicológico.

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...