quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Entidades criticam declarações de Blatter sobre torcedores gays

Presidente da Fifa foi polêmico ao falar que os homossexuais evitem sexo enquanto estiverem no Qatar, durante a Copa de 2022

Joseph BlatterA comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) manifestou-se contra as declarações desta terça-feira  de Joseph Blatter, presidente da Fifa. Um representante da comunidade homossexual europeia se disse desapontado e pediu uma retratação.

- Isso não é uma piada, é uma questão de vida ou morte para muita gente. Foi muito infeliz e deixou muita gente profundamente ofendida. Nós estamos falando sobre um direito humano muito básico que está sendo violado - disse Juris Lavrikovs, diretor de comunicação da representação europeia da Associação Internacional LGBT.

O presidente da rede de torcedores de futebol gay, Chris Basiurski, pediu ao presidente da Fifa que retire as palavras e peça desculpas imediatamente.
- Lésbicas, gays, bissexuais e transexuais não merecem estas piadas. Muitos vivem em países onde podem ser executados ou detidos caso sejam descobertos. Estas pessoas merecem nossa ajuda e respeito - comentou Basiurski.
Nesta terça-feira, em uma entrevista coletiva na África do Sul, Joseph Blatter foi polêmico ao responder sobre as limitações do Qatar, sede da Copa de 2022, a respeito dos homossexuais. Em tom de brincadeira, o cartola disse que os gays devem evitar fazer sexo enquanto estiverem no país árabe.

A questão dos homossexuais é só uma das preocupações com relação ao Qatar. O tratamento às mulheres e a israelenses também já foi alvo de preocupação após a escolha da sede para a Copa de 2022. Em todos os temas, os árabes se mostraram maleáveis, mas ainda assim não conseguem evitar críticas.

- O Qatar e mais de 70 outros países no mundo ainda criminalizam indivíduos por homossexualismo, e alguns até punem com sentença de morte. Eu acho que eles deviam se posicionar e não apenas tentar esconder os fatos - disse Lavrikovs.

fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...