quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Rio de Janeiro: Estilista Carlos Tufvesson vai assumir recém-criada Coordenadoria LGBT

Carlos TufvessonPrefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes anunciou na última terça-feira, 23, durante o evento “A Moda Contra o HIV”, a criação da Coordenadoria Especial de Assuntos da Diversidade Sexual (Ceads) do Rio de Janeiro. E já convidou na mesma hora, publicamente ao microfone, o estilista e ativista Carlos Tufvesson para assumir a cadeira de titular. Ainda não há uma data prevista para o funcionamento.

Em conversa com o Mix, Tufvesson disse que estava no evento que ajuda a organizar quando o prefeito fez o anúncio e já emendou o convite. “Foi bastante surpreendente para mim. Como militante não posso deixar de aceitar o convite pela questão da ocupação de espaço nossa, que é super importante”, explica, completando ainda que “é uma oportunidade de poder fazer mais”.
Ainda não há uma data certa para o funcionamento do novo órgão, mas Carlos garante que “o prefeito é muito ágil” e, em 2011, as atividades já deverão começar a ser realizadas. Ele quer um contato mais direto com a comunidade e diz que “o objetivo principal da Coordenadoria vai ser servir a população LGBT do Rio de Janeiro. O cidadão LGBT do Rio não vai mais achar que não existe poder público para ele. Ele vai saber das poucas leis de proteção que existem, pode até não usar, mas vai saber”.

Outra busca da Coordenadoria vai ser o fortalecimento e a independência cada vez maior das ONGs LGBT do Rio de Janeiro. “Para que elas possam voltar a ter sua ação e representatividade”, aponta Tufvesson, integrante do Conselho Estadual LGBT do Rio de Janeiro e do Comitê de Garantia de Direitos, órgão que deve ser incorporado pela Ceads a partir de seu funcionamento.

Novo rumo
A cadeira de coordenador do novo órgão carioca vem em uma hora bem propícia para Carlos Tufvesson, que está encerrando as atividades de sua loja de roupas para se dedicar a consultorias “focadas apenas em minha energia criativa”. Militante desde sempre nas causas LGBT e do HIV, ele diz que o convite só vem coroar sua vontade de lutar cada vez mais por isso. “Agora terei mais tempo para fazer as coisas que precisam ser feitas.”

fonte: MixBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...