segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Censo começa hoje e conta casais gays pela primeira vez

Outras novidades são as perguntas sobre mobilidade urbana e línguas indígenas

Em 2000, quando o recenseador perguntou se eram "amigas" e pediu para identificarem o chefe do domicílio, a pedagoga Soraya Menezes e a psicóloga Suely Martins contam que ficaram muito decepcionadas por não poderem registrar, nas estatísticas oficiais, a relação estável que mantêm desde 1994. Por isso, elas estão ansiosas para, novamente, receberem o recenseador em casa.

É que no Censo Demográfico que começa a ser realizado em todo o país a partir de hoje, pela primeira vez o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai contabilizar casais homossexuais. "É uma questão de visibilidade. Precisamos ter consciência de que esse censo vai dizer quantos casais homossexuais há no país e só assim poderemos cobrar nossos direitos", explica Soraya. "Estamos ansiosas, mas qualquer uma que estiver em casa vai responder o Censo".

Soraya está certa ao esperar mudanças sociais a partir do resultado do Censo. Ao incluir a questão, a proposta do IBGE é trazer informações atualizadas sobre a sociedade brasileira e fornecer bases para elaboração de ações do governo.

"É baseado nas informações do Censo que serão definidas políticas públicas na próxima década, bem como diagnosticadas as demandadas da população", diz a coordenadora em Minas Gerais, Rúbia Lenza.

A coordenadora lembra que a natureza da união entre os moradores do domicílio não é a única novidade. Pela primeira vez, o tempo que o brasileiro demora para ir de casa para o trabalho e quais as línguas são faladas pelas comunidades indígenas também serão contabilizadas.

Digital. Outra novidade deste, que é o maior censo já realizado no país, é a tecnologia. Nos próximos quatro meses, os cerca de 190 mil recenseadores que vão visitar todos os mais de 58 milhões de domicílios brasileiros usarão para a coleta dos dados um computador de mão, em vez de papel.

O processo digital vai agilizar a conclusão do trabalho. Se no Censo 2000 o resultado demorou dois anos para ser divulgado, agora os primeiros relatórios devem sair quase imediatamente - em dezembro informações como o total da população, sexo e distribuição geográfica já devem estar disponíveis.

A tecnologia também vai permitir que o brasileiro responda ao censo pela internet, mas, nesse caso, ele precisa primeiro receber do recenseador uma senha para acessar o site do IBGE.

Campanha pede adesão da população
Não responder ao Censo é crime previsto em lei, mas ainda assim o IBGE inicia hoje uma ampla campanha de mídia. Com o slogan “Você responde, o Brasil corresponde”, os anúncios serão publicados em jornais, revistas e TVs. Os gastos com publicidade vão consumir R$ 30 milhões do orçamento de R$ 1,4 bilhão do Censo 2010.

Paralelamente, entidades religiosas e de militância dos direitos humanos promovem suas próprias campanhas. Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais está divulgando em todo o país a frase “IBGE... Se você for LGBT, diga que é!”

fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...