segunda-feira, 26 de julho de 2010

Parada Gay colore Belo Horizonte e pede voto consciente

Bandeira coloriu a festaA 13ª edição da Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), ontem, em Belo Horizonte, foi marcada por muitas cores, animação, irreverência e, como não podia deixar de ser, um tom político. Com o tema, "Nosso voto quer respeito, nossa luta é por direito", cerca de 30 mil gays e simpatizantes tomaram o entorno da praça da Estação, no centro da capital, e pediram que a população vote consciente.

Em ano eleitoral, o movimento levantou ainda a bandeira da "ficha limpa da homofobia", defendendo o voto em políticos que, além de não terem problemas com a Justiça, também defendam a causa gay tanto no Legislativo quanto no Executivo. "Há 15 anos tramita no Congresso um projeto que pune a discriminação, mas ainda não temos nenhuma lei aprovada", afirmou um dos organizadores do evento, Carlos Magno.

"A grande parte das pessoas que estão aqui nem sabe o que são direitos civis", alertou Elaine Mendes, militante da Associação Lésbica de Minas (Alem). Duas igrejas evangélicas da capital voltadas para o público gay também participaram da festa da diversidade.

Animação
Parada gay foi marcada por muita animação e tom políticoA festa começou no fim da manhã, com shows de drag queens no palco montado na praça. Por volta das 16h30, os quatro trios elétricos começaram seu trajeto até chegarem a rua Professor Moraes. Uma bandeira de 50 m com as cores do arco-íris, símbolo do movimento gay, deixou a festa ainda mais colorida. Mesmo que a expectativa dos organizadores de receber 100 mil pessoas não tenha sido atingida, a aglomeração foi intensa e deixou o trânsito lento nas proximidades.

O jornalista e colunista Oswaldo Braga comemorou a alegria da festa. "Belo Horizonte está mostrando que a tradicional família mineira não é tão tradicional assim". Já Rosiane Rodrigues, que vendia churrasco, estava frustrada. "Esse ano o movimento está mais fraco".

fonte: o tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...