terça-feira, 18 de maio de 2010

Minas Gerais: Cartaz com beijo lésbico provoca cancelamento de evento em faculdade

510902 Um cartaz com o intuito de divulgar um seminário sobre inclusão social casou polêmica e confusão por apresentar a imagem de duas meninas se beijando. O evento, que aconteceria na faculdade particular Faminas, na cidade de Muriaé (MG), foi cancelado e gerou a demissão da coordenadora do curso de Serviço Social, Viviane Pereira.

"É um cartaz onde tem vários segmentos da sociedade brasileira que são excluídos. E a faculdade, mais que nunca, precisa contribuir para a defesa dos Direitos Humanos", disse Vinicius Ventura, estudante de Serviço Social, ao jornal "O Globo".

O cartaz serviria para divulgar debates sobre desigualdades e preconceitos no "III Congresso de Políticas Públicas - VII Semana de Serviço Social". Além da ilustração das duas meninas se beijando, o folder exibe também imagens de negros, índios e portadores de deficiência física. Com a repressão da faculdade em aceitar o cartaz, a ex-coordenadora do curso Viviane Pereira preferiu cancelar o evento.

810902"Diante da recusa da instituição em aprovar a utilização dessa imagem, baseada no meu código de ética, nos princípios que constam no projeto ético-política que a profissão de Serviço Social tem, eu optei por cancelar o evento e informar aos alunos e palestrantes o motivo desse cancelamento", disse.

Com sua decisão, Viviane recebeu o apoio da representante do Conselho Regional de Serviço Social, Mariana Castro. "Um dos nossos preceitos é a eliminação de toda forma de preconceito e o respeito à diversidade. Então ela [Viviane Pereira] está respaldada pelo Código de Ética Profissional", afirmou.

Com a repercussão do caso, a faculdade veio a público afirmando que não existiu nenhum tipo de preconceito e, sim, o descumprimento de "normas internas de divulgação". "A faculdade não tem nenhum preconceito. Nós apenas temos normas internas de divulgação e procuramos, dentro da parte interna de comunicação e de publicidade, divulgar aquilo que causasse impacto de leitura", afirmou o procurador da Faminas, Eduardo Goulart Gomes.

fonte: A Capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...